domingo, 22 de janeiro de 2017

LAGO DOS ANDES PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

Depois de meses namorando a foto daquele imenso lago pelo Google Earth consegui finalmente em meados de setembro de 2016 acertar nossa nova aventura, o LAGO DOS ANDES na região do Parque Estadual da Serra do Mar
Para está empreitada estavam comigo meus amigos Eder e Jefferson.
Partimos naquela manhã nublada bem cedo rumo a Mogi das Cruzes onde embarcamos no bús Manoel Ferreira, que nos deixaria no famoso bar do km77
Ao chegar não demoramos muito apenas um lanche rápido e partimos na rodovia Mogi Bertioga sentido litoral em 40 minutos chegamos na entrada da trilha da cachoeira da Pedra Furada, adentramos a mata e em um passo rápido seguimos nosso caminho.
A ideia era passar pela cachoeira da Pedra Furada e chegar até a cachoeira da Light, como eu já conhecia a trilha para a Light não perdemos tempo e em certa de 1:50 de caminhada estávamos la Light, antes disso porem no meio do caminho encontramos meu amigo Augusto do blog thttp://trilhasetrips.blogspot.com.br/, ele seguiu conosco até a Light de lá iria tentar chegar a Pedra do sapo por uma trilha alternativa.
Chegamos na Light e apos algumas fotos  nos despedimos do Augusto atravessamos o rio Sertãozinho e seguimos por uma trilha que segue margeando o rio pelo seu lado direito, seguimos até onde o rio faz uma curva brusca para a esquerda, dai para frente abandonamos a margem do rio e seguimos em vara mato na direção nordeste, sempre nos orientando pela bussola 
Não foi nada fácil, um percurso de cerca de pouco mais de 3 kilometros gastamos umas 3 horas , mas sempre andando com prudencia e atenção para não acabarmos perdidos.
Finalmente ja no inicio da tarde encontramos o Lago, ficamos muito felizes pela conquista, um lago enorme e totalmente isolado em meio a mata o que o torna bem preservado.
Depois de varias fotos montamos acampamento, preparamos nossa janta a medida em que a noite chegava, acendemos uma bela fogueira conversamos bastante contando historias de nossas aventuras e fomos dormir. Me lembro de acordar pós volta de 03:00 horas da manha sair da nossa tenda e ficar ali perto da fogueira admirando aquele lugar e muito feliz por mais este feito.
No dia seguinte desmontamos acampamento e já com as mochilas nas costas exploramos os arredores do lago e pegamos o caminho de volta, foi muito engraçado no trecho de volta pois encontramos vários grupos de trílheiros seguindo para a Pedra Furada, inclusive de conhecidos meus.
O Lago dos Andes é realmente lindo recomendo para os amantes da natureza, lembrando que fizemos de uma forma radical com vara mato a partir da cachoeira da Light, mas sei que existe uma trilha que sai a partir do km 79 passando pela casa do falecido Sr. Geraldo conhecido como Lobisomem